Uma Saveiro está sendo utilizado como ambulância pelos bombeiros e agentes de trânsito.
O município de Quixeramobim, no Sertão Central cearense, tem se destacado nos últimos anos pelo forte crescimento urbano. Um dos projetos inovadores do prefeito, Edmilson Junior, foi à criação de uma unidade de socorro, SOS, para serviços de Urgência e Emergência. Durante muito tempo essa unidade trabalhava em parceria com a Autarquia Municipal de Trânsito, disponibilizando um atendimento rápido e eficaz, principalmente nas ocorrências que envolviam acidentes de trânsito. Com a mudança de secretários, esse serviço foi transferido para a sede da Secretaria de Municipal de Saúde. Antes da transferência do SOS, com uma simples ligação eram acionados os dois órgãos, algo que hoje é impossível realizar, pois os mesmos estão funcionando em locais e telefones diferentes, além do que, o mesmo possui apenas carros do modelo Fiat/Uno, veículo inadequado para transportar uma vítima em uma maca e torna-se impossível qualquer manobra de salvamento dentro do veiculo.
Para piorar a situação, a unidade de resgate do Corpo de Bombeiros, com sede em Quixeramobim está há quase um ano sem condições de uso, deixando os mesmos impossibilitados de prestar um socorro ao cidadão. Vale salientar que nas ocorrências onde é necessário um atendimento rápido, o carro utilizado para levar a vitima é uma Saveiro que presta serviço a AMTQ, ou a viatura da Policia Militar, carros esses inadequados para a realização deste tipo de socorro. A preocupação é maior quando se observa o crescimento diário da frota de veículos em Quixeramobim, que segundo dados do DETRAN, até Agosto de 2010 o município possuía 11.328 veículos, sendo que 70% desses são motocicletas.
O Agente de Trânsito falou com o portal Revista Central, Willame Ferreira, disse que até o momento não se viu nenhuma autoridade se preocupar com o assunto, “não observo a preocupação política de nenhuma autoridade em reparar esse erro, vindo a procurar dar sustentabilidade a esses órgãos. Talvez a não preocupação dos mesmos seja por causa da competência dos Agentes de Trânsitos e dos Bombeiros desta cidade que mesmo sem terem a mínima condição de prestarem um socorro adequado ao cidadão (Devido à falta de equipamentos, como por exemplo, uma viatura para resgate), sempre dão um “jeito” de socorrer e prestar um atendimento ao qual merece o cidadão, pois os mesmos não podem virar refém de uma política que não se preocupa com sua população”. Destaca o fiscal. Segundo o agente, um veículo adequado para a realização do resgate seria o essencial, pois Quixeramobim possui uma grande quantidade de profissionais qualificados, mas sem apoio adequado. O agente lembrou ainda que todos estão correndo risco de sofrer um acidente no trânsito, e é nessa hora que sabemos como é precioso um resgate realizado de maneira rápida e eficaz, dando a vítima maiores chances de sobrevivência.
Correspondente em Quixeramobim
Acesse também Sertão é Noticia
Jackson Perigoso
Edição
FONTE:
REVISTA CENTRAL
Nenhum comentário:
Postar um comentário