Como fruto dessa ação, o Projeto: Libras – uma ponte para a comunicação com o mundo do silêncio, desenvolvido pela EEF Raimundo Marques de Almeida, do Distrito Educacional São João, ganhou o Prêmio Experiências Educacionais Inclusivas: a escola aprendendo com as diferenças em maio de 2010, em Brasília.
O Prêmio, instituído pelo Ministério da Educação – MEC, através da Secretaria de Educação Especial – SEESP, tem por objetivo dar maior visibilidade e valorizar o trabalho realizado por toda a comunidade educacional, Secretários de Educação, diretores, professores, alunos e pais, que promovem o desenvolvimento inclusivo da escola.
Foram recebidas 713 inscrições de mais de 420 municípios de todos os Estados, dentre as quais foram premiadas 5 (cinco) experiências desenvolvidas em escolas públicas brasileiras, sendo 1 (uma) por região.
O Projeto: Libras – uma ponte para a comunicação com o mundo do silêncio foi eleito o melhor Projeto de toda a região nordeste. Esse trabalho ganhou destaque por, através das Libras, efetivar a implementação da educação inclusiva para surdos.
Como premiação, a Escola fez jus à: Diploma; R$ 8.000,00 (oito mil reais); apresentação da experiência premiada no Seminário Nacional Educação Inclusiva; divulgação da experiência em publicação conjunta da Secretaria de Educação Especial – SEESP/MEC e da OEI.
Além disso, a EEF Raimundo Marques de Almeida participou de intercâmbio entre escolas, durante o qual foram compartilhadas experiências exitosas de implementação da educação inclusiva. Em outubro, Quixadá recebeu a visita de Porto dos Gaúchos (Mato Grosso) e viajou até Rio Branco, Acre, onde conheceu o trabalho da Escola Estadual Clarice Fecury e apresentou-lhe seu projeto de inclusão de surdos(libras).
O Projeto de Libras foi apresentado também durante a cerimônia do Prêmio Gestor Nota 10, em novembro de 2010, no Balneário Camboriú – SC. Este Prêmio, organizado por Obregon Congressos e Feiras, selecionou os 100 melhores gestores em rede nacional, cujos nomes foram anunciados na 5ª Jornada de Gestores Públicos Municipais da Educação.
Entre os gestores selecionados, destacou-se o nome da professora Lígia Maria Saraiva Leão, atual dirigente municipal da Educação de Quixadá, pelo seu relevante e reconhecido trabalho frente à Pasta. Gestora Nota 10, com o honroso 2º lugar no Prêmio, a professora Lígia destaca que “ O papel primordial da Educação é propiciar a contínua (re)construção de novas formas de lidar com o conhecimento, com o outro e, sobretudo, com as diferenças – fonte inesgotável de crescimento de mulheres e homens que buscam, através do saber, vivenciar ideais de igualdade, fraternidade e justiça.
FONTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE QUIXADÁ
Nenhum comentário:
Postar um comentário