Pages

terça-feira, 30 de junho de 2015

RODADA de NEGÓCIOS > Cerca de 300 animais e mais de R$ 20 mil negociados em Quixadá

Quixadá
A estiagem prolongada, apontada na atualidade como principal risco de dizimação dos rebanhos no Ceará, começou a ser combatida em Quixadá através de uma ação desenvolvida pela equipe da Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural deste município, considerado uma das potências na criação de ovinos e caprinos no Estado. Neste fim de semana o órgão municipal promoveu a I Rodada de Negócios de Animais de Produtos da Ovinocaprinocultura.


Mais de 300 animais, tanto ovinos como caprinos foram expostos à venda no Centro de Manejo da Ovinocarinocultura, situado à margem da estada de acesso ao Açude Cedro, na periferia da cidade. Além de animais para abate, foram expostas cabras leiteiras e reprodutores das principais raças caprinas, como Boer, Anglonubiana e Saanen. Nos ovinos os destaques foram as espécies Santa Inês e Dorper. O volume de negócios chegou a R$ 20 mil, com mais de 50 animais vendidos.

Conforme o coordenador da mostra de vendas, o médico veterinário André Medeiros, o objetivo era estimular os criadores a manterem seus rebanhos e também fortalecer esse tipo de atividade na região, considerado o mais adequado em períodos prolongados sem chuvas. Os animais de pequeno porte, principalmente os caprinos, são mais resistentes, apesar da adversidade e da falta de pastos. Na outra ponta, outros criadores são incentivados a comprarem as espécies expostas no espaço de negócios.


Além da comercialização a secretaria municipal aproveitou o encontro para estimular os criadores e compradores a continuarem com a atividade mesmo no período da seca. Apesar de ser inviável para um pequeno criador manter animais de grande porte, com a ração diária disponibilizada para um bovino é possível alimentar até cinco cabras ou carneiros, justifica o coordenador técnico da Rodada, Charles Macedo. Ele aproveitou o Encontro e através de uma oficina orientou os criadores sobre o processo de amonização de volumosos para alimentação dos ruminantes.

PINTONEWS no whatsapp 88 9686 6694

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...