Pages

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Cadeia de Quixadá > Detentos retornam após reforma da Unidade Prisional

Quixadá
Os 65 internos da cadeia pública de Quixadá transferidos no início de fevereiro para unidades prisionais da região metropolitana de Fortaleza, em razão da necessidade de uma reforma na unidade penitenciária interiorana retornarão nesta sexta-feira, 5, as suas celas de origem.

Os internos de Quixadá serão transferidos pelos agentes penitenciários do Grupo de Apoio Penitenciário (GAP) e Grupo de Escolta e Tática Penitenciária (Getap). A divulgação foi feita pela  Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus). O secretário da Justiça, Hélio Leitão, visitará a unidade, recebendo os internos transferidos.

A notícia chega como um alívio para os familiares do detentos. Mães e filhos estavam aflitos com a demora no retorno. A maioria não tem condição financeira de custear as despesas de transporte e alimentação, semanalmente, nas viagens até as Casas de Privação Provisória de Liberdade (CPPLs) no entorno da capital.  


A respeito da transferência a Sejus justificou que a reforma propiciou melhorias em toda a estrutura da unidade de Quixadá, incluindo a conclusão de cela feminina, melhorias na sala de aula, sala da direção e dos agentes penitenciários e nas celas dos internos. A ação faz parte de uma política de atenção às unidades prisionais do interior do Estado.

Segundo Hélio Leitão, o plano da sua gestão é regionalizar as unidades prisionais, construindo complexos maiores e com melhor infraestrutura, com vistas a oferecer uma condição mais digna e humana aos internos do sistema penitenciário cearense.

Enquanto essas novas unidades regionais não chegam, a Sejus tem feito melhorias nas unidades existentes. Além de Quixadá, a Cadeia Pública de Novo Oriente também foi reformada. Obras serão iniciadas ainda este mês na unidade de Bela Cruz e haverá intervenções em Iguatu e Sobral.

Pintonews no whatsapp 88 9686 6694

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...