O Memorial que leva o nome da escritora Rachel de Queiroz foi inaugurado em grande estilo. O evento aconteceu na noite da última sexta-feira, 10, na Praça da Cultura.
Thiago Fernandes, ator que declamou o poema “Louvado para Rachel de Queiroz”. |
Ao chegarem os visitantes e convidados eram recepcionados com os versos de improviso do compositor, cordelista e poeta repentista Guilherme Calixto. A noite destinada à realização de um grande sonho, abriu espaço para a apresentação do jovem, Thiago Fernandes, ator que declamou o poema “Louvado para Rachel de Queiroz”.
Coral Rachel de Queiroz, as vozes sobre a regência do mestre em música professor Rogério Jales |
A solenidade aguardava ainda grandes surpresas para os participantes, assim como a linda apresentação do coral Rachel de Queiroz, as vozes sobre a regência do mestre em música professor Rogério Jales, emocionou a todos e todas com as músicas “Cio da Terra” de Chico Buarque, “Primavera” de Tim Maia e “Xodó” do nordestino Dominguinhos. A noite reservou um momento especial e de muita emoção. O educador em saúde e músico compositor Dário Queiroz, foi bastante aplaudido ao apresentar em voz e violão a composição, “Livro Aberto”, música que retrata a história da imortal escritora.
Prefeito Romulo Carneiro e Convidados cortam a fita inaugurando o Memorial Raquel de Queiroz |
Após a execução do Hino do Brasil em “acordeom”, as autoridades e homenageados foram convidados a compor o palco. O prefeito Rômulo Carneiro, o vice-prefeito Airton Buriti, presidente da Câmara vereadora Edi Leal, presidente da Fundação Cultural Sandra Venâncio, professora Rosita Ferreira, representante do curador José Augusto Bezerra, Presidente da Associação dos Filhos e Amigos de Quixadá Edvardo Moraes, demais autoridades e a população, participaram da cerimônia instalado no sopé do Chalé da Pedra/Memorial Rachel de Queiroz.
A Presidente da Fundação Cultural, Sandra Venâncio abre a solenidade de inauguração |
A anfitriã e presidente da Fundação Cultural, Sandra Venâncio, foi a primeira a se pronunciar, para ela o momento é mesmo de comemorar a realização de um grande sonho. “O Chalé da Pedra já é um importante ponto turístico e agora mais do que nunca a sua importância aumenta com a criação do memorial. No livro “tantos anos” a escritora Rachel de Queiroz diz que Quixadá é o seu permanente e o Rio de Janeiro o seu temporário, e essa frase revela o sentimento dela com a nossa terra, ela se considerava quixadaense. “há umas duas semanas conversei com a senhora Maria Luiza, irmã da escritora que me disse estar muito feliz quando soube que o Chalé da Pedra seria o Memorial Rachel de Queiroz”, disse.
Romulo Carneiro em seu discurso exalta a mulher lembrando de Raquel de Queiroz |
Fotos e Documentos do memorial |
O Ano de 2010 por força de um projeto de lei do senador cearense Inácio Arruda, (doador de uma das peças para o memorial) e sancionada pelo presidente Lula, foi denominado o ano Rachel de Queiroz. O Ceará por força de um projeto de lei da deputada Rachel Marques e sancionada pelo governador Cid Gomes, intitulou o ano Rachel de Queiroz, a partir daí do Ceará inteiro se mobilizou para homenagear a imortal escritora. Em especial o município de Quixadá, que por força da lei de autoria da vereadora Edi Leal, sancionada pelo prefeito Rômulo Carneiro, instituiu dia 17 de novembro como dia da mulher quixadaense.
Hosana Silva, aluna ganhadora do concurso de redação recebendo o prêmio |
Nas festividades alusivas aos 140 anos de emancipação política de Quixadá, a Prefeitura realizou através da Fundação Cultural e Secretaria de Educação um concurso de redação, “O Centenário de Rachel de Queiroz”. A redação da aluna Hosana Silva, 9° ano da EEF. Pedro Rodrigues Filho, distrito educacional Juá, conseguiu agradar a comissão avaliadora e ganhou um computador desktop doado pelo instituto Sertão em Rede, que foi entregue no ato da solenidade.
Silvio Marcos representou o homenageado José Augusto, curador do Memorial |
Antes da visitação ao Memorial, a festa propiciou algumas homenagens aos colaboradores na realização da obra.
A primeira a receber a comenda das mãos do prefeito foi à professora, Rosita Ferreira |
A primeira a receber a comenda das mãos do prefeito foi à professora, Rosita Ferreira, em seguida o senhor Silvio Marcos representou o homenageado José Augusto, curador do Memorial. A irmã de Rachel, senhora Maria Luíza, e o secretário de Cultura Auto Filho, por motivo de força maior não compareceram ao evento, mas, terão suas comendas entregues pela professora Rosita que é amiga da família Queiroz e pelo prefeito Rômulo que entregará pessoalmente ao secretário de Cultura.
As instalações internas do Memorial Rachel de Queiroz. |
A jovem artista Stefhane Maciel acompanhada pelo grupo paradoxo, cantou o Hino do Município, no final o prefeito Rômulo Carneiro e a Secretária de Cultura Sandra Venâncio, fizeram o descerramento da placa e corte do fita. Todos os presentes tiveram a oportunidade de visitar as instalações internas do Memorial Rachel de Queiroz.
Serviço:
Memorial Rachel de Queiroz
Rua: José Jucá, 343, Centro.
Telefone: (88) 3414 4681
Veja AQUI todas as fotos do evento
FONTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE QUIXADÁ
Nenhum comentário:
Postar um comentário