Pages

domingo, 6 de dezembro de 2009

PREFEITURA INAUGURA SEDE DO PROGRAMA BANCO DE ALIMENTOS

As famílias quixadaenses receberam um novo equipamento. Trata-se da sede do Programa Banco de Alimentos.


Quixada - A iniciativa, uma ação do Governo Federal em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), teve sua cerimônia de inauguração da sede realizada na noite do dia 2 de dezembro. O Banco de Alimentos promete revolucionar os hábitos alimentares da população quixadaense.
Através da arrecadação de alimentos doados por empresas e instituições. Para fortalecer a ação também foi implantado no município o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). As duas iniciativas vão fortalecer as políticas na área de segurança alimentar e nutricional. Além disso, o Banco de Alimentos assegura capacitações, treinamentos e acompanhamento nutricional as pessoas beneficiadas pelos projetos sociais mantidos pela Prefeitura.. “Nós estamos no processo de mobilização social, não somente para geração de renda, mas também de segurança alimentar. O PPA traz ainda, uma prática benéfica a nossa população. O nosso agricultor vai ter a oportunidade de permanecer em sua comunidade, produzir, colher e depois vender o seu produto”, lembrou a titular da SDS, Rosa Buriti.
A estrutura para a sede do Banco de Alimentos ficou por conta do poder Executivo municipal, que investiu R$ 93 mil no empreendimento. Já o Ministério do Desenvolvimento Social disponibilizou R$ 110 mil nos equipamentos para seleção e separação dos alimentos, uma vez que os produtos serão recebidos, selecionados, embalados e distribuídos gratuitamente aos diversos projetos sociais mantidos pela governo municipal e entidades assistenciais, como forma de complementação às refeições diárias das pessoas atendidas. Em contrapartida, as entidades atendidas pelos Bancos de Alimentos participam de atividades de capacitação em educação alimentar, para que o conhecimento seja repassado à comunidade.
Dentre as pessoas presentes a cerimônia de inauguração da sede, estava a deputada estadual Rachel Marques. Ela parabenizou o municípes, lembrou que Quixadá tem muito a ganhar com a implementação do Banco de Alimentos e ressaltou a importância da Lei Federal 11.947, que trata da aquisição de produtos para a alimentação escolar. “De acordo com esta nova lei, pelo menos 30% dos produtos adquiridos para alimentar os estudantes com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) deve vir da agricultura familiar. A ação, uma iniciativa do governo Lula, fortalece a nossa produção agrícola”, comentou Rachel.
A maioria dos secretários municipais também compareceu ao evento, dentre eles o procurador-geral Ilário Marques, que havia chegado de uma viagem a São Paulo. Lá ele proferiu palestra sobre o modelo quixadaense de gestão pública. Já o vice-prefeito Airton Buriti, representou o prefeito Rômulo Carneiro (o chefe do Executivo foi ao estado do Paraná receber um premio pelas conquistas no setor de Educação). “Esse nosso projeto é a prova de um amor que nós temos pelo outro. É com trabalho digno que estamos construindo um mundo e uma Quixadá melhor”, disse Airton Buriti.

FONTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE QUIXADÁ

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...